Quais são os riscos da obesidade?
* Diabetes Mellitus Tipo 2.
* Doenças cardiovasculares.
* Hipertensão.
* Infarto agudo do miocárdio.
* Osteoartrite,uma doença na qual as articulações se deterioram.Pode ser o resultado do excesso de peso nas articulações.
Como detectar precocemente o aumento de peso e tomar medidas para se manter no peso ideal?
* Para identificar a obesidade,usamos a tabela do índice de Massa Corpórea já citada anteriormente.Deve-se atentar aos resultados do IMC > = a 30.0,como também às diversas interações que podem colaborar com a obesidade:predisposição genética,ambiente cultural e socioeconômico,além do ambiente familiar.Apesar dessas interações,a obesidade sempre está ligada a um aumento da ingesta alimentar,tanto em volume quanto em quantidade calórica.
Para um indivíduo manter-se no peso ideal,deve semrep equilibrar a quantidade da alimentação ingerida com a quantidade de energia gasta,correspondente a essa ingestão.Ou seja,cuidar com a quantidade que come e com o que come,e sempre praticar exercícios físicos.
Dicas alimentares básicas
1- Coma frutas,verduras e legumes crus em abundância (procure variar cada dia).
2- Use cereais integrais e prefira os alimentos em seu estado natural possível.
3- Evite alimentos que dificultam o funcionamento tranquilo do organismo:os estimulantes como o café,o chá-mate,guaraná em pó,etc.;gorduras em excesso,especialmente as saturadas;açúcar em suas variadas formas; aditivos alimentares;carnes em geral; queijos gorduroso e envelhecidos.
4- Matigue bem os alimentos.
5- Siga uma distribuição saudável nas refeições do dia:
* Bom desjejum.
* Almoço médio.
* Jantar leve.
Luana da Silva F. Bonfim Thaiana Cangussu Goes,Emily Souza Pinheiro,e Alana da Silva F. Bonfim Enfermeiras- Programa Adventista de Saúde